Fase de grupos chega ao fim a base de milagres e chuvas de hat-tricks
Favelas tiveram última chance em busca da classificação
Chegou ao fim a fase de grupos da Taça das Favelas São Paulo Série A 2024, no primeiro fim de semana de agosto, dias 3 e 4. O momento vem para virar a chave da competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, uma vez que, daqui para frente, serão confrontos diretos, o temido mata-mata.
O sábado começou com jogos masculinos e os placares elásticos impressionaram: Teotônio Vilela 0x4 Jd Verônia, o menor, e Favela da Peinha 0x8 Santa Terezinha, o maior. E assim, Jd Verônia, Santa Terezinha e Boxa do Lixo ganharam dois jogos consecutivos, garantindo a classificação para a próxima fase. Daí em diante, todos os confrontos da rodada foram da categoria feminina.
Favela do Gelo precisava de oito gols para se classificar, na linguagem futebolística, um verdadeiro milagre. E aconteceu. A equipe fez 8×0 em cima da Favela Piatã e assumiu a liderança do grupo K na última rodada pelo saldo de gols. No embate direto pela classificação, o placar Santa Margarida 1×2 Vila Prudente deixou a decisão no detalhe, pois com a mesma pontuação nos critérios de desempate, a definição ficou pelo saldo de cartões.
Se levar a sério “fez 3 gols pede música”, então haverá um show completo. Haja hat-tricks. Gisele Costa marcou três paro o Vila Albertina e pediu o pagode “Tá Escrito” do Grupo Revelação. Pelo Campanário, Cássia Cristina foi por um caminho gospel, “Bênçãos Que Não Têm Fim” de Isadora Pompeo. E para fechar, Barbara Hanna de Paraisópolis cantou o trecho do funk “Vou Ser Campeão Mostrar Pro Mundão Quem Sou Eu” de MC Lipi.
Ao vencer os dois jogos, as favelas nem precisaram fazer contas para saberem que vão jogar o mata-mata pela categoria feminina. São elas: Favela Campanário-Diadema, Seleção Paraisópolis, Complexo Parque Santo Antônio, Seleção Tiradentes, Complexo Jaçanã e Complexo Vila Albertina.
Com a entrada das cidades, a próxima fase do maior campeonato entre favelas do mundo começa no fim de semana dos dias 10 e 11 de agosto, com confrontos diretos entre os campeões municipais, isto é, favelas da região metropolitana, interior e litoral paulista.
Confira os resultados:
03/08
MASCULINO
Teotônio Vilela 0x4 Jd Verônia
Favela da Peinha 0x8 Santa Terezinha
Complexo Palmeiras 1×5 Boca do Lixo
Favela do Recanto 4×1 Favela Iporanga
FEMININO
Vila Gilda 0x8 Campanário- Diadema
Santa Inês 0x12 Paraisópolis
Santa Terezinha 0x8 Complexo Parque Santo Antônio
Morro Doce 0x5 Favela BNH
04/08
FEMININO
Favela da Tribo 0x1 Casa Verde
Figueira Grande 1×8 Seleção Tiradentes
Vila Joaniza 1×3 Complexo Jaçanã
Santa Margarida 1×2 Vila Prudente
Complexo Pedreira 1×2 Heliópolis
Morro do Empírio 0x6 Vila Albertina
Jardim Piatã 0x8 Favela do Gelo