Postado: / por Larissa Santos / em Blog

Campeões levam susto na primeira rodada da Taça das Favelas

Finalistas da última edição, Cidade Tiradentes e Campanário-Diadema perderam na estreia

As partidas válidas pela primeira rodada da Taça das Favelas São Paulo Série A 2024 aconteceram na zona leste da capital, no campo da Vila Manchester. E o que os finalistas da última edição não esperavam, era perderem logo na estreia. Cidade Tiradentes, campeã masculina em 2023, foi derrotada pela Favela do 12, vinda da série B, pelo placar de 2×0. Já a vice-campeã, Campanário-Diadema, levou 1×0 da Favela 1010.

Cidade Tiradentes x Favela do 12. Foto: IDM Produções

Quem já passou pelo pódio do maior campeonato entre favelas do mundo sonha em retornar. Mas Complexo Parque Santo Antônio, primeiro campeão masculino, e Jd Ibirapuera, campeão em 2022, terão que dar tudo de si na próxima rodada, já que empataram seus jogos, somando apenas 1 pontos cada.

Do lado feminino o cenário foi diferente, as favelas finalistas de 2023 venceram na primeira rodada. Campanário-Diadema goleou o Complexo José Bonifácio por 7×0, sendo 5 gols marcados pela Baratinha que já desponta na artilharia, enquanto Paraisópolis teve um jogo difícil contra Complexo Cidade Líder, 3×2. Complexo Casa Verde, primeira campeã feminina, empatou em 0x0 com Complexo Vila Nova União Mogi.

Campanário-Diadema x Complexo José Bonifácio. Foto: Flavio Lima

A competição, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, é disputada nas categorias masculina, de 14 a 17 anos, e feminina, com idade ilimitada. O sistema de disputa segue pela fase de grupos, que no feminino conta com 33 favelas divididas em 11 grupos com 3 equipes cada. Já o masculino, são 78 favelas separadas em 26 grupos, também com 3 equipes cada. Em ambas categorias, o primeiro colocado de cada grupo se classifica para a fase de mata-mata.

Pular para o conteúdo