Rumo às quartas de final
Jogos emocionantes definiram as 16 favelas que seguem na Taça
Os confrontos do último final de semana, 24 e 25 de agosto, válidos pelas oitavas de final da Taça das Favelas São Paulo Série A 2024, definiriam quem avança na competição e mantêm vivo o sonho do título. Sob a brusca queda de temperatura na capital paulista, os jogos emocionantes aqueceram a Vila Manchester e revelaram, gradativamente, os classificados para a próxima etapa.
A partida mais aguardada pelo feminino era das favelas, que se enfrentaram em duas finais seguidas da competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, sendo uma vitória para cada lado. Campanário-Diadema e Paraisópolis abriram as oitavas com gostinho de final e, nesse duelo de campeãs, a favela da zona sul se deu melhor. Suellen Silva e Angélica Santiago, veteranas da equipe, marcaram na vitória de 2×0 para Paraisópolis. Agora, elas terão pela frente as meninas do Complexo Parque Santo Antônio que avançaram nos pênaltis, 3×2 em cima do BNH.
“Estamos nos preparando desde o ano passado, onde chegamos na semifinal e perdemos para Paraisópolis, que será o próximo confronto das quartas. Agora é se preparar”, disse Kaique da Silva, treinador do Parque Santo Antônio.
Assim como o Campanário Diadema, o Complexo Casa Verde também teve que adiar o sonho do bi, ao perder para a Seleção Tiradentes por 1×0. Dos jogos entre capital e interior, apenas Complexo Pedreira sobreviveu pela capital, conseguindo a classificação sobre o Complexo Cohab de Itapecerica da Serra, 2×1 no tempo regular. O oposto dos confrontos masculinos, onde somente um campeão municipal continua na disputa, Complexo Alves Dias de São Bernardo do Campo.
Aliás, Complexo Alves Dias, Favela Nhocuné e Jd Santo André foram buscar a vaga nas quartas na marca da cal, acreditando até a última cobrança das penalidades máximas. A definição no detalhe também ficou para Favela Erundina, Buraco do Sapo e Boca do Lixo que souberam aproveitar a bola do jogo, todas passaram com placar de 1×0.
“Quero parabenizar todas as favelas que chegaram até aqui, porque não é fácil. Agora, ficam mais evidentes as favelas favoritas ao pódio: as que não desperdiçam chances e matam o jogo no detalhe. As quartas de final nos reservam grandes confrontos”, disse Dedé, coordenador de esportes da CUFA.
As 16 favelas classificadas se enfrentam no sábado, dia 31 de agosto, no campo da Vila Manchester, pelas quartas de final do maior campeonato entre favelas do mundo.
Confira os resultados:
Masculino – 24/08
Jardim Aracati 0x2 Jardim Irene;
Favela Nhocuné 1(7)x(6)1 Favela do Cai Cai;
Complexo Alba 2×0 Complexo Xurupita;
Complexo Real 0x1 Favela Erundina;
Jardim Carombé 0(2)x(3)0 Jardim Santo André;
Complexo Buraco do Sapo 1×0 Vila Bela (Campinas);
Alves Dias (SBC) 1(5)x(4)1 Complexo IDM (Osasco);
Boca do Lixo 1×0 Vila Industrial (Piracicaba);
Feminino – 25/08
Favela Do Campanário 0x2 Paraisópolis;
Complexo Parque Santo Antônio 0(3)X(2)0 Favela BNH;
Complexo Casa Verde 0x1 Seleção Tiradentes;
Complexo Jaçana 0x3 Favela Vila Ana (Jundiaí);
Complexo Vila Prudente 1×3 Favela Jardim Melvi (Praia Grande);
Complexo Pedreira 2×1 Complexo Cohab (Itapecerica da Serra);
Complexo Vila Albertina 0x2 Complexo Jardim Planalto (Osasco);
Favela Do Gelo 1×3 Favela São Rafael (Guarulhos).