Postado: / por Larissa Santos / em Blog, Destaque

Do sonho à decisão: a campanha dos finalistas até o Pacaembu

Final da Taça das Favelas São Paulo acontece neste sábado, 30 de agosto

A grande final da Taça das Favelas São Paulo 2025 está marcada para o sábado, 30 de agosto, a partir das 12h, na Mercado Livre Arena Pacaembu. A trajetória dos finalistas até a decisão foi marcada por jogos intensos, superações e momentos emocionantes, e agora disputam o título do maior campeonato de favelas do mundo, organizado pela CUFA – Central Única das Favelas – e produzido pela InFavela.

Na disputa pelo troféu Alaíde Maria da Conceição, o futebol feminino entra em campo às 14h. Representando a zona leste, Cidade Tiradentes busca o bicampeonato da Taça das Favelas. Do outro lado, Michihisa Murata, da Brasilândia, chega com força após o acesso da Série B e sonha com o título inédito.

A Cidade Tiradentes, campeã de 2024, chega à sua segunda final consecutiva da Taça das Favelas com uma campanha sólida: são quatro vitórias e um empate. O destaque foi a goleada por 10 a 0 sobre a Favela Vila Ana nas oitavas de final. Nas quartas, empatou sem gols com a Favela Santa Rosa e garantiu a vaga nos pênaltis, vencendo por 2 a 1. Já na semifinal, superou a vice-campeã de 2024, a Favela São Rafael, de Guarulhos, por 3 a 1. A equipe da zona leste chega à grande decisão com um bom sistema defensivo, sofrendo apenas um gol em toda a campanha.

Já a Michihisa Murata teve uma trajetória mais agitada. Recém promovida da Série B, a equipe enfrentou duelos equilibrados e decisivos na elite da competição, com duas classificações nos pênaltis e uma derrota ao longo de seis jogos. O grande destaque veio logo na estreia da fase de grupos, com uma impressionante goleada por 15 a 0 sobre o Complexo Vila Albertina — a maior da edição. Nas oitavas de final, o confronto contra o Campanário terminou em 1 a 1 no tempo normal e 4 a 3 nas penalidades. Já na semifinal, após empate em 0 a 0 com o Complexo Jaçanã, a vaga na decisão foi garantida com vitória por 5 a 4 nos pênaltis.

Logo após a final feminina, é a vez dos meninos entrarem em campo para disputar o título Nivaldo Barreto. Vila São José, de São Bernardo do Campo, e Favela da 13, de Guarulhos, chegam embalados à decisão estadual após conquistarem as Taças Regionais e agora buscam o segundo título no ano.

Campeã da Taça das Favelas São Bernardo do Campo, a Vila São José chega à final com uma campanha consistente na fase estadual: são três vitórias e dois empates em cinco jogos. A equipe precisou mostrar frieza nas cobranças de pênaltis em duas fases decisivas. Nas oitavas de final, empatou por 1 a 1 com o Complexo Verônia e venceu por 6 a 5 nas penalidades. Nas quartas, novo empate no tempo regulamentar, desta vez por 1 a 1 contra o Campanário, e vitória por 2 a 0 nos pênaltis. Na semifinal, superou a Vila Nhocuné por 2 a 1, carimbando o passaporte para a grande decisão.

Por sua vez, a Favela da 13, campeã da Taça das Favelas Guarulhos, chega à final estadual com uma campanha mais sólida: são quatro vitórias e um empate. Os 16 avos de final foram tensos, empate em 0 a 0 com o Complexo Real l, seguido de vitória por 3 a 1 nos pênaltis. Nas oitavas, superou Heliópolis por 2 a 1, e nas quartas garantiu a classificação por 1 a 0 sobre a Favela Guamium. Na semifinal, enfrentou o Santa Clara, campeão da Taça das Favelas Itapecerica da Serra, e venceu por 4 a 2, carimbando a vaga na grande decisão.

A disputa pelo título, feminino e masculino, será transmitida ao vivo na TV Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo e, em situação de empate, a favela vencedora será definida nos pênaltis.

A Taça das Favelas São Paulo 2025 é realizada pela CUFA, Ministério do Esporte e Governo Federal, em cooperação da UNESCO e produção da InFavela, do grupo Favela Holding. Conta com Patrocínio Master de Agibank, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Friboi e Grupo R1; Ouro de Favela Seguros, MAG Seguros e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista; Bronze de Eternit e Vivaz Residencial; Apoio Institucional da Prefeitura de São Paulo, Gol e Mercado Livre Arena Pacaembu; Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; E apoio de FSB Holding e DFM Advocacia e Consultoria.

Final:

Feminino – 14h
Cidade Tiradentes x Michihisa Murata

Masculino – 15h50
Vila São José (São Bernardo) x Favela da 13 (Guarulhos)

Serviço:
Final Taça das Favelas São Paulo 2025
Data: 30 de agosto – sábado
Abertura dos portões: 12h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu

Pular para o conteúdo