Postado: / por Larissa Santos / em Blog

Favela Erundina e Seleção Tiradentes são as campeãs da Taça das Favelas São Paulo 2024

Seleção Tiradentes se tornou a primeira favela a conquistar o título em duas categorias

Por Pablo Paixão e Vitória Estrela

A Taça das Favelas São Paulo 2024, competição organizada pela CUFA e produzida pela Infavela, conheceu seus campeões neste sábado (21), no evento piloto da Mercado Livre Arena Pacaembu. No feminino, a Seleção Tiradentes, da zona leste da capital, ficou com a taça Alaíde Maria da Conceição, enquanto pelo masculino, a vencedora do troféu Nivaldo Barreto foi a Favela Erundina, da zona sul. Nas partidas de 30 minutos em cada tempo, ambas categorias decidiram o título nas penalidades máximas, com três cobranças iniciais.

Seleção Tiradentes e Favela São Rafael fizeram um tempo regular eletrizante e muito equilibrado. A favela da zona leste, que marcou 24 gols durante a competição, parou na defesa da goleira Helô, da favela de Guarulhos, que protagonizou grandes defesas. Já na cobrança de pênaltis, ao som da bateria e canto da torcida da Seleção Tiradentes, foi a vez da goleira Monique brilhar e garantir o título de 2024.

Desta forma, a Seleção Tiradentes se tornou a primeira favela a conquistar o título na categoria feminina e masculina, pois os meninos foram os campeões de 2023.

Seleção Tiradentes- Foto: Camila Vieira

Logo em seguida, o futebol masculino veio a campo. A zona sul pôde comemorar a conquista com a Favela Erundina que ergueu o troféu de primeiro lugar depois de uma partida de alto nível, seguida de penalidades. Assim como na semifinal do campeonato, o goleiro Luiz Fernando se destacou ao defender a última cobrança contra o Jardim Santo André. Apesar dos resultados, o clima era de união com cantoria das duas torcidas.

A grande final contou com a presença dos parceiros que investiram e acreditaram na potência dos jovens talentos da favela. “É um evento que traz muita representatividade para a cidade, o maior de futebol entre favelas, por isso, a gente fica muito feliz com essa parceria”, conta Felipe Becari, secretário de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo. A secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado, Marília Marton, também esteve presente e expressou sua felicidade com a volta de atividades do espaço, a Mercado Livre Arena Pacaembu, fechada desde 2021 para reforma do complexo esportivo.

Favela Erundina x Jd Santo André – Foto: @flaviolimafotografo

Os destaques individuais que abrilhantaram o maior torneio entre favelas do mundo, também foram premiados. Giovanna Gomes da Seleção Tiradentes 9 gols, e Heverton Oliveira do Complexo Boca do Lixo, 8 gols, são os artilheiros do torneio. Pérola e Dudu, das favelas campeãs, foram eleitos os melhores jogadores da competição, enquanto Alliny Laureano da Seleção Tiradentes e Rafael Maciel do Jd Santo André ficaram com o troféu “revelação”. O prêmio de craque da final foi para aqueles que se agigantaram nas penalidades e garantiram o título, os goleiros Luiz e Monique, assim como aqueles que comandaram as favelas até o ponto mais alto do pódio, os técnicos Marcos Roberto, no feminino, e Leandro Euclides, no masculino.

Artilharia: Giovanna Gomes, Seleção Tiradentes e Heverton oliveira, Complexo Boca do Lixo – Foto: @llina.photos

“Temos um orgulho enorme de participar e apoiar, porque é muito importante ver o poder de transformação pelo esporte. A gente acredita no projeto e vê as coisas acontecendo, e é lindo ver o brilho nos olhos”, disse Nathaly Ortega, representante da Friboi. Flavia Batista, do marketing da Vai Voando, relatou que a empresa é parceira da CUFA há muitos anos e deseja continuar apoiando a competição.

Parceiros Taça das Favelas São Paulo – Foto: @blade.fotografia

O sábado foi especial em grande escala, pois estados de diferentes regiões do país fizeram as finais da Taça das Favelas simultaneamente. O próximo passo, é a etapa nacional da competição. Para isso, será realizada uma peneira entre os destaques de cada favela participante para determinar os jogadores e jogadoras que representarão seus estados no Favelão, a Taça das Favelas Nacional, prevista para outubro.

“Festa nas arquibancadas e show no gramado. É o momento de celebrar a união das favelas e o protagonismo dos jovens talentos. Claro, temos os campeões da edição e, inclusive, parabéns a eles, mas aqui, todos somos vencedores, pelo alcance, força e visibilidade que a Taça das Favelas tem conquistado”, disse Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.

Torcida – Foto: @edi_elithe

A Taça das Favelas São Paulo 2024 tem Lei do Incentivo ao Esporte e é produzida pela InFavela, realizada pela CUFA (Central Única das Favelas), Favela Holding, Ministério do Esporte e o Governo Federal, em cooperação com a UNESCO; patrocínio master de Nubank e Friboi; patrocínio ouro de Gol, Vai Voando e Favela Seguros; prata de Assaí Atacadista, Comunidade Door e Surf; apoio de Sheraton, Grupo R1, FSB Holding e DFM advocacia e consultoria; promoção de TV Globo, Eletromidia, Trace, Notícia Preta e Jornal Empoderado, e parceria institucional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e Mercado Livre Arena Pacaembu.

Final da Taça das Favelas São Paulo 2024

Final Feminina
Seleção Tiradentes 0(2)x(0)0 São Rafael

Final Masculina
Favela Erundina 0(3)x(2)0 Jardim Santo André

Pular para o conteúdo