QUEM SÃO AS ÚLTIMAS CLASSIFICADAS DA CHAVE DE GRUPOS?
As “minas” fecharam a terceira rodada debaixo de sol quente, mas nem o calor impediu de darem um show de bola em campo, trazendo grandes emoções para Taça das Favelas SP 2023
Por Diego Silva*
O encerramento da chave de grupos da categoria feminina do maior campeonato entre favelas do mundo, aconteceu no último final de semana, sob altas temperaturas. Favela do Gelo e Cidade Tiradentes abriram as disputas que levariam a completar as vagas restantes para o mata-mata da competição realizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela.
Após ganhar de 3 a 0 do Gelo, Cidade Tiradentes levou a melhor e carimbou sua vaga para a próxima fase. Suame Araújo, camisa 18, bateu o pênalti que fechou o placar e garantiu a vitória e liderança do grupo G.
O cenário parecia diferente para o grupo H, com três favelas na disputa direta pela classificação. No primeiro jogo, Vila Nascente garantiu mais três pontos na chave, ganhando de 2 a 0 do Jardim Ibirapuera, que se despediu da disputa deixando um trabalho complicado para Heliópolis virar a liderança do grupo, pressionada a fazer um alto saldo de gols.
Mas como tudo é imprevisível, Heliópolis mostrou a que veio, venceu e convenceu com os impressionantes 12 gols contra a Figueira Grande, mudando a liderança do grupo H e passando a frente com 13 gols em seu saldo. Maria Eduarda e Thauane Brito foram as que mais balançaram a rede e, juntas, chegaram a marcar 7 vezes. Em entrevista, elas disseram da preparação para a próxima fase e o que esperam: “Creio que a gente vem forte aí, sem deixar ninguém desacreditar da gente”, disse Duda. Já Thauane, dona do hat-trick, reforçou que “nós vamos em busca da final, ser campeão, e estamos aí pra buscar a taça”.
E por falar em hat-trick, quem também deixou o seu na Taça foi Karolina Costa, camisa 11 do Complexo Vila Joaniza que, além dos três gols marcados, ainda deu a assistência para a sua companheira marcar o quarto e último da partida. Assim, a Vila Joaniza se despediu da competição, batendo a Cidade Líder e por 4 a 0.
A classificação direta pelo grupo I foi entre Parque Santo Antônio e José Bonifácio, partida que prometia ser muito acirrada. O primeiro tempo se manteve estável, PSA ainda tentou marcar dois gols, mas foram para fora. E a cada minuto, José Bonifácio via a classificação passar, pois o empate era favorável ao PSA. Já na volta do intervalo, não teve jeito, PSA marcou dois gols e garantiu sua vaga.
E para fechar as classificadas para o mata-mata, Complexo Vila Clara e Jaçanã disputaram a última vaga via primeira colocação em grupos. Jaçanã saiu na frente e se manteve, marcando quatro gols sobre a Vila Clara, que se despediu da disputa de 2023, enquanto Jaçanã garantiu sua vaga após o placar elástico do confronto, ficando na frente pelo saldo de gols.
*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA