RUMO AO CANINDÉ!
Dia da Favela é marcado pela definição dos finalistas da Taça das Favelas São Paulo 2023. Favela do Campanário Diadema pode levar os dois títulos.
Por Diego Silva*
No sábado, 4 de novembro, o Dia da Favela foi celebrado com diversas atividades culturais e, na Taça das Favelas, um gostinho ainda mais especial, a definição dos finalistas da edição de 2023. O campo da Vila Manchester sacudiu ao som das baterias da Cidade Tiradentes e Favela do Campanário-Diadema que fizeram o batuque no tom certo e deram a força para a classificação no maior campeonato entre favelas do mundo.
A primeira decisão masculina do campeonato organizado pela Central Única das Favelas(CUFA) e produzido pelo InFavela foi entre Complexo do Jardim Irene e Cidade Tiradentes, que levou aqueles que assistiam, tanto na arquibancada quanto no ao vivo pelo Instagram @tacadasfavelassp, ao delírio, com o primeiro tempo dominado pelo Jardim Irene que abriu o placar aos 29 minutos de partida, indo para o intervalo com o placar favorável. Já no segundo tempo, Cidade Tiradentes deixou tudo igual e levou a decisão pela primeira vaga aos pênaltis. Nas penalidades, Cidade Tiradentes se deu melhor, Kayo Guilherme defendeu duas cobranças, colocando a Zona Leste na final da Taça das Favelas.
Seu oponente na grande final saiu no jogo seguinte, entre Favela do Campanário-Diadema e Favela do Cai Cai, partida que foi dominada por Campanário. O placar de 3×0 com gols de Paulo Miguel, Bruno Leonardo e Matheus dos Santos, carimbou a vaga rumo ao lugar mais alto do pódio contra a Cidade Tiradentes, configurando uma final masculina inédita.
No feminino, Campanário-Diadema garantiu a vaga após virar o jogo contra a Favela Vila Nascente, que saiu a frente no placar após marcar um gol de pênalti, e chegou a se manter na frente até o final do primeiro tempo. Já na segunda etapa, Campanário voltou com toda a força e fez 4 gols, virando o placar ao seu favor. No final da partida, Vila Nascente reduziu a vantagem, mas não conseguiu tirar o prejuízo.
A última partida do dia foi entre Paraisópolis, atual campeã, e Complexo Parque Santo Antônio, que buscava o título que o masculino já tem, de 2019, o primeiro campeão da Taça das Favelas. O jogo foi acirrado, com gols anulados para os dois lados e, quando tudo parecia se encaminhar para os pênaltis, o gol da decisão veio, a favor de Paraisópolis, Kero-Kero aproveitou a chance e mandou para o fundo pra rede, levando a favela da Zona Sul a sua terceira final consecutiva e a chance do bicampeonato. Na comemoração do gol, a atacante proferiu as palavras “eu tô aqui”.
O cenário da grande final no dia 18 de novembro, no Estádio do Canindé – Portuguesa, é um TBT da finalíssima feminina de 2022, Favela Campanário Diadema x Seleção Paraisópolis, provando que elas entendem muito da competição. O destaque, é que Campanário- Diadema poderá realizar um feito inédito e levar o título em ambas categorias, já que o masculino também está classificado. As duas partidas contarão com a transmissão ao vivo na TV aberta, pela rede Globo.
*Voluntário de comunicação sob supervisão da assessoria de imprensa
Confira os resultados das semifinais:
Masculino
Cidade Tiradentes 1(4)x(3)1 Jd Irene
Campanário- Diadema 3×0 Cai Cai
Feminino
Campanário- Diadema 4×2 Vila Nascente
Paraisópolis 1×0 Pq Santo Antônio