Postado: / por Larissa Santos / em Blog

Sorteio das chaves define confrontos da Taça das Favelas São Paulo Série A 2024

Favelas conhecem seus adversários na busca do título da quarta edição

O sorteio das chaves da Taça das Favelas São Paulo Série A 2024 aconteceu no auditório do Museu do Futebol, interior do Estádio do Pacaembu. Ao todo, 111 favelas conheceram seus adversários na briga pelo título de 2024.

A competição, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, será disputada nas categorias masculina, de 14 a 17 anos, e feminina, com idade ilimitada. O sistema de disputa se inicia pela fase de grupos, que no feminino conta com 33 favelas divididas em 11 grupos com 3 equipes cada,  já no masculino, são 78 favelas separadas em 26 grupos, também com 3 equipes cada. Em ambas categorias, o primeiro colocado de cada grupo se classifica para a fase de mata-mata.

Foto: PH Produções

“É uma organização gigantesca para fazer uma competição com mais de 100 favelas, que com o sorteio, definimos como isso vai se desenrolar. Grupo da morte? Grupo fácil? Aqui na Taça o nível é alto e os jogos surpreendentes, então, não adianta escolher adversário”, disse Dedé, diretor de esportes da Taça das Favelas.

O ranking da última edição definiu os cabeças de chave. Cidade Tiradentes, favela campeã masculina em 2023, compõe o grupo A junto ao Jd Oratório e Favela da 12, vinda da Série B. O grupo B conta com Jd Aracati e duas favelas vice-campeãs, Campanário-Diadema em 2023 e Favela 1010 em 2019.  Pelo feminino, Paraisópolis, favela que esteve em todas as finais na Taça, compõe o grupo B com Cidade Líder e Santa Inês. Enquanto a campeã de 2023, Campanário-Diadema, tem pela frente Complexo José Bonifácio e Vila Gilda na fase de grupos.

Foto: PH Produções

“Primeiro, parabenizo as favelas que se classificaram da Série B e hoje se unem ao grupo de elite da Taça. Agora, ficam definidos os confrontos e há uma expectativa muito grande para conhecer o cenário desta edição, o desenho do caminho do título. Todo mundo que ser campeão, mas o pontapé inicial é aqui, no sorteio. Preparamos tudo com muito vigore e tenho certeza que vamos fazer história”, ressaltou Geovana Borges, diretora de relações institucionais da CUFA.

Vale ressaltar que a Taça das Favelas São Paulo Série A tem caráter estadual, isto é, além de favelas da capital, a competição conta com equipes da região metropolitana, interior e litoral. Estas favelas, campeãs em seus municípios, entram direto na fase de mata-mata.

A bola vai rolar pelo maior campeonato de futebol entre favelas do mundo no campo do Centro Esportivo Vila Guarani, até o mês de setembro.

 

Confira os grupos:

FEMININO

 

MASCULINO

 

Pular para o conteúdo