TAÇA DAS FAVELAS SÃO PAULO 2023 CONHECE AS SUAS CAMPEÃS, NO SÁBADO, DIA 18
Favela Campanário-Diadema pode levar o título nas categorias feminina e masculina
A Taça das Favelas São Paulo 2023 vai conhecer as campeãs da sua terceira edição no sábado, dia 18 de novembro, no Estádio do Canindé, da Associação Portuguesa Desportivos, com direito a TBT do ano anterior. Os portões abrem às 12h e, em seguida, Campanário-Diadema e Paraisópolis, repetindo a finalíssima feminina de 2022, disputam novamente o troféu Alaide Maria da Conceição. Já pelo masculino, Cidade Tiradentes pode levar a Zona Leste ao lugar mais alto do pódio, mas para isso, precisa enfrentar o também Campário- Diadema na corrida pelo troféu Nivaldo Barreto. Isto é, a Favela de Diadema pode ser, literalmente, a grande campeã do maior campeonato entre favelas do mundo em ambas categorias, ao vivo, na tela da Globo.
A nomenclatura dos troféus é uma forma de homenagear personalidades importantes da trajetória da Central Única das Favelas (CUFA), instituição organizadora do torneio, junto a InFavela, empresa do Grupo Favela Holding, produtora do campeonato. Aliás, saber jogá-lo é um mistério que Paraisópolis parece ter desvendado, isso porque, a favela da Zona Sul, atual campeã, chega a sua terceira final seguida.
“É com enorme prazer que chegamos a mais uma final, a terceira consecutiva. É sempre com humildade, respeitando os adversários. Foi difícil, mas é gratificante e a alegria parece ser a mesma da primeira vez”, disse Mônica Melo, técnica de Paraisópolis.
A final feminina do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo começa às 14h, enquanto a masculina, por volta das 15h30, ambas com transmissão ao vivo pela TV aberta, na Globo. As partidas contarão com 30 minutos de cada tempo. Em caso de empate, a campeã será decidida nos pênaltis, com cinco cobranças para cada favela.
Um feito inédito é que Campanário estará nos dois horários da programação, pois a Favela de Diadema conquistou não só uma, mas duas vagas na finalíssima, sendo representada no feminino e masculino. Na última edição, as meninas ficaram com o vice-campeonato e agora terão a revanche contra Paraisópolis, mas é o fato de poder levar o título em ambas categorias que está mexendo com a cidade, é o que expressa Jean Sales, treinador das duas seleções.
“Para mim está sendo uma sensação inexplicável, uma felicidade muito grande em estar representando não só a minha favela do Campanário como toda a minha cidade. Chegar com as duas categorias está sendo algo maravilhoso, ajudando esses jovens a realizar o sonho deles. E se Deus quiser, a gente sairá com o título para comemorar na nossa cidade, Diadema”.
O sonho também faz parte dos planos da Cidade Tiradentes que chega a sua primeira final, a também então primeira da Zona Leste na competição. Ainda, tem João Daniel, com 5 gols marcados, disputando a artilharia do campeonato.
“Em 2019, saímos na segunda fase, e ano passado, na primeira, uma dor muito grande. Graças a Deus, conseguimos chegar na grande final em 2023. Está sendo um sonho colocar nossa favela na Globo, em evidência não só com tragédias e mortes, mas sim com esporte”, comemora Petros Henrique, técnico da Cidade Tiradentes.
No fim das contas, o que se espera é um grande espetáculo que celebra a favela e o impacto social através do esporte, como disse Geovana Borges, diretora institucional da CUFA. “Assim como no Pacaembu e em Barueri, vamos escrever mais um inesquecível capítulo na história da Taça. Dia 18, no estádio do Canindé, será a consagração de um trabalho de um ano inteiro, que abre portas para todos os envolvidos no projeto”.
Além de São Paulo, vários outros estados farão a final da Taça das Favelas estaduais, no dia 18 de novembro, com transmissão ao vivo das Globos locais. Os telespectadores, principalmente organizações esportivas, poderão ver a aplicação da regra dos 2 minutos criada por Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador da CUFA. A norma prevê que o atleta que ficar no chão, em casos de receber atendimento para assegurar sua integridade ou por tentar ludibriar a arbitragem, poderá ficar fora pelo tempo estabelecido, 2 minutos.
Depois das finais, haverá uma grande peneira entre os melhores jogadores de cada favela participante, para definir quem serão os jogadores e as jogadoras que vão representar seus estados na Taça das Favelas Nacional, o Favelão, previsto para acontecer em dezembro, em São Paulo.
A Taça das Favelas São Paulo 2023 tem patrocínio master de Friboi; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Assaí e Camil; bronze de Guaraná, Comunidade Door e VR; apoio de FSB Comunicação, Grupo R1, DFM Advocacia, Associação Portuguesa de Desportos e Sheraton; promoção de TV Globo e Eletromídia, e parceria institucional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Museu do Futebol.
Serviço
Final da Taça das Favelas São Paulo 2023
Data: 18/11/2023 (Sábado)
Local: Estádio do Canindé – Portuguesa
Abertura dos portões: 12h – Entrada franca
Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé, São Paulo – SP, 03034-070
Final Feminina
Campanário – Diadema x Paraisópolis – 14h
Final Masculina
Cidade Tiradentes x Campanário – Diadema – 15h30
Imprensa
Para solicitar credenciamento ou obter maiores informações, entrar em contato com
Bruno Vater
brunovater@cufa.org.br / (21) 96956-2627
Larissa Santos
larissasantos.sp@cufa.org.br / (11) 95375-0583