Postado: / por Larissa Santos / em Blog

CAMPEÃO MASCULINO DE 2022 CAI NA FASE DE GRUPOS

Em jogo movimentado, Jd Ibirapuera é eliminado e vê sonho do bicampeonato ir embora. Parque Santo Antônio, vencedor da primeira edição, ainda segue na disputa

 

Por Diego Silva*, Amanda Silva* e Jenny Ribeiro*

Os últimos confrontos da Taça das Favelas SP 2023 foram sob altas temperaturas e muito agito, afinal, a terceira rodada é definitiva, somente quem fechar na primeira colocação do grupo avança para a próxima fase. Mas o tempo fechou para o atual campeão masculino, Jd Ibirapuera, que precisava da vitória para continuar na competição, porém, acabou derrotado pelo Jd Verônia. Por outro lado, ver uma favela levar o título pela segunda vez ainda pode acontecer.  Parque Santo Antônio, vencedor masculino de 2019, e Paraisópolis, atual campeã feminina,  já estão garantidos no mata-mata.

Veja como foram os confrontos do maior campeonato entre favelas do mundo, realizado pela CUFA e produzido pela InFavela, validos pelas categorias masculina e feminina.

 

09 de setembro – jogos masculinos

Maristela 6 x 1 Teotônio Vilela

Solzão estralando na Vila Manchester, céu aberto, nenhuma nuvem, dia perfeito para aquele churrasco com as carnes da Friboi, mas vamos ao que interessa. Maristela e Teotônio entraram em campo pra se despedirem do campeonato, e nessa, Maristela se saiu melhor, aplicando 6 gols. O placar foi aberto aos 20min com uma cobrança de falta de Renan Oliveira, camisa 7. Aos 25 e 26 minutos, Luan Mattos, e Ryan Pequeno ampliaram o placar, marcando o segundo e terceiro gol do jogo.

No segundo tempo, com 1 minutinho, Renan voltou a marcar no jogo, deixando um placar de 4 a 0. Porém, um pênalti a favor do Teotônio, na marca da cal, Gustavo Belisario mandou pro fundo da rede e diminuiu a vantagem do placar. Luan ainda fez passes incríveis e roubadas de bola, e aproveitou pra  balançar a rede mais duas vezes, deixando seu hat-trick e pedindo música.

 

Parque Santo Antônio 1 x 0 Nova Esperança

Jogo acirrado entre PSA e Nova Esperança, com os times procurando sair na frente do placar, e quem se saiu melhor foi PSA, que abriu aos 11 minutos de jogo, com Davi Dias, camisa 10. E assim seguiu até o final da partida. Nova Esperança ainda teve oportunidade de marcar, principalmente com as cobranças de falta, mas nada passou. PSA também teve chance clara de fazer mais um gol no segundo tempo, mas estava impedido.

 

Jd Sinhá 2 x 1 Jardim Aurora

Jogo buscando a liderança pelo grupo K, Aurora na frente buscando apenas o ponto de garantia e Sinhá buscando a virada na liderança para tentar garantir. Sinhá se saiu melhor, com Vitor Hugo (9), abrindo o placar com uma roubada de bola e mandando pro fundo da rede, isso aos 3 minutos. No final do primeiro tempo, Sinhá abriu vantagem no placar com Wendel Ferreira (8), que marcou o gol de pênalti.

Aos 12 minutos, uma confusão na área, Aurora atacou e Sinhá defendeu ao máximo ou indo pro travessão, e com um rebote, Kevin Gabriel (4) mandou pro fundo da rede. Deixando o grupo apertado para a classificação, Jd Sinhá depende do resultado do jogo entre Clipper e Juscelino e do saldo de gols para avançar.

 

Jardim Clipper 1 x 2 Cohab Juscelino

O jogo pelo grupo K entre Clipper e Juscelino foi lindo de se ver, Juscelino reinou durante o jogo, mas o Clipper não deixou barato não e foi atrás de deixar o placar o menos favorável possível pro Juscelino. O placar foi aberto somente no segundo tempo, aos 5 minutos, com um gol contra do Jardim Clipper. Aos 19 minutos, Kauan Almeida (9) cobrou uma falta que deu num gol lindo de cobertura, mas a vantagem durou pouco, 1 minuto apenas, Keven Mendonça (8) driblou todo mundo, ficando sozinho com o goleiro e marcando o último gol da partida.

Com isso, o grupo K fechou empatado em pontos, com a diferença em saldo de gols:

Jardim Aurora – 6 pontos

Jardim Sinhá – 6 pontos

Cohab Juscelino – 6 pontos

Jardim Clipper – 0 pontos

 

Cidade Líder 1 x 7 Guarani

Um clássico da Zona Leste de São Paulo, pelo grupo J. Guarani mostrou a que veio, fez a partida de despedida dando uma chuva de gols, deixando 7 a 1, um placar extremamente confortável.

No primeiro tempo, foram marcados 3 gols a favor do Guarani e 1 a favor do Cidade Líder. O placar foi aberto por Pedro Henrique da Silva (9) com uma cobrança de pênalti, o segundo foi feito por Kaua Santos (20), com um pênalti a favor do Cidade Lider, aos 13 minutos, Guilherme Federico (8) ampliou o placar para o Guarani e no finalzinho do primeiro tempo, Pedro voltou a marcar.

Já no segundo tempo, Brayan dos Santos (7) ampliou mais o placar pro Guarani. Aos 12 minutos, Pedro marcou o seu terceiro gol e garantiu sua música. Com 17 minutos, Pedro H.

 

Jardim Ibirapuera 0 x 1 Jardim Verônia

O jogo que já prometia ser emocionante desde o final da segunda rodada, valendo a liderança e a classificação pelo grupo J. Os times entraram em campo com a garra e sedentos por gols,  boas oportunidades não faltaram, mas as defesas estavam a todo vapor.  Verônia, no finalzinho do jogo, numa disputa de bola, marcou o único gol da partida com Kauan Guilherme (13).

Com isso, o grupo J fechou:

Jardim Verônia – 9 pontos

Jardim Ibirapuera – 6 pontos

Guarani – 3 pontos

Cidade Lider – 0 pontos

 

10 de setembro

Favela do Tanque 0 x 1 Favela 1010 – masculino

Penúltima partida do dia, um jogão pelo grupo I. Favela do Tanque e a Favela 1010 entraram em campo e entregaram um belo jogo, com a posse de bola em maior tempo da 1010. Disputado e com ótimas chances de gols dos dois times, foi a 1010 que se saiu vitoriosa do confronto, Victor Augusto (20) balançou a rede aos 17 minutos do segundo tempo.

 

Boa Esperança 0 x 0 Jardim Niterói – masculino

A última partida do dia foi tudo igual, ninguém levou gol, isso por conta da atuação dos goleiros. Mesmo com ótimas oportunidades, ficando cara a cara com o gol ou com cobrança de falta que passou raspando na trave. Valendo a liderança para a classificação, mesmo com o empate, o grupo fechou assim:

Boa Esperança – 7 pontos

Jardim Niterói – 5 pontos

1010 – 4 pontos

Tanque – 0 pontos

 

Morro do Piolho 1 x 1 Pantanal União – masculino

O primeiro jogo de domingo foi aberto pelo grupo N, Morro do Piolho e Pantanal-União que jogaram bravamente e deram um show de bola no campo, disputando e tentando fazer gol, mas os goleiros fecharam.

No primeiro tempo, aos 22 minutos, Ryan Erick (14) abriu o placar pro Morro do Piolho com um gol que veio do rebote do goleiro do Pantanal-União.

O jogo foi truncado no segundo tempo, e por mais que as defesas estivessem sólidas, aconteceram várias finalizações e, em uma delas deu o empate, Matheus Gabriel (11) marcou o gol que deixou tudo igual, já no finalzinho do jogo.

 

Morro da Lua 1 x 3 Boca do Lixo – masculino

Boca do Lixo dominou o jogo, aplicando 3 gols no Morro da Lua e o único gol tomado foi contra, em uma reversão para o goleiro, a bola escapou e entrou na rede. Mas Boca do Lixo não deixou se abalar, meteu o primeiro gol aos 9 minutos, com Marcos Vinícius (8) que chutou ao gol, espamou na mão do goleiro e entrou na rede. O segundo, foi feito por Lucas da Costa (10) com uma sequência de passes vinda do Heverton Oliveira (11). Já no segundo tempo, o gol foi de pênalti, aos 4 minutos, Heverton encarou o goleiro, a bola, autorizou o árbitro e GOOOOOL! Final da partida em 3 a 1 a favor do Boca do Lixo, deixando a disputa acirrada pra classificação.

 

BNH 0x0 Vila Prudente – feminino

As favelas fizeram uma partida de muita pressão e movimentação na pequena área, mas as goleiras mostraram que estavam preparadas e fecharam seus gols. Assim, o jogo acabou em empate sem gols, e agora Vila Prudente aguarda o resultado do confronto entre Morro Doce x Santa Terezinha para saber se mantém a liderança e avança pro mata-mata.

 

Morro Doce 1×1 Santa Terezinha – feminino

No sexto jogo de domingo, bem disputado, a equipe do Santa Terezinha abriu o placar, marcado pela camisa 9, Luana Carla. Logo em seguida, Letícia Santos empatou pro Morro Doce. O jogo foi finalizado com a goleira do Morro Doce fechando um gol e se destacando na partida, evitando a derrota.

 

Vila Remo 6 X 2 Jd dos Francos – feminino

Vila Remo dominou o jogo com seis gols. No primeiro tempo, aplicou 3, a jogadora (20) meteu o primeiro gol, logo em seguida Juliana (13) marcou o segundo e, minutos depois, marcou novamente. Porém, o Jd dos Francos não se deixou levar pelo placar e correu atrás para diminuir. Tainá (10) marcou um belíssimo gol de falta. No segundo tempo, as equipes criaram várias chances, Jd dos Francos diminuiu o placar com mais um gol. Mas o Vila Remos estava inspirado e marcou mais três gols e encerrou a partida com uma goleada.

 

Paraisópolis 7×1 Vila Gilda – feminino

Último jogo de domingo, Paraisópolis já começou dominando com dois gols ainda no primeiro tempo. No segundo, as campeãs de 2022  não tiraram o pé e balançaram a rede mais 5 vezes. Mesmo com placar de difícil reversão, a Vila Gilda não desistiu e fez o gol de honra no finalzinho. O resultado classifica Paraisópolis e mantém vivo o sonho do bicampeonato.

Paraisópolis: Suellen, Gabriela, Kero Kero, Micaela, Marluce(2x) e Barbara.

Vila Gilda: Josiane

 

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA

Foto: IDM Produções
Foto: IDM Produções
Foto: IDM Produções
Foto: Edi Elithe