Postado: / por Larissa Santos / em Blog

LIDERANÇA INDEFINIDA E PRIMEIRAS CLASSIFICADAS

Cenário do fim de semana é de favelas separadas por poucos pontos ou pelo saldo de gols e o início da terceira rodada feminina

 

Por Diego Silva*

Os dias 9 e 10 de setembro, serão marcados por mais 16 confrontos decisivos na Taça das Favelas 2023, o maior campeonato entre favelas do mundo, realizado pela CUFA e produzido pela InFavela. No sábado, as partidas valem somente pelo masculino, enquanto no domingo, teremos os primeiros confrontos femininos para a classificação que garante vaga para a próxima fase da disputa pelo troféu.

O grupo L do masculino abre os trabalhos e é um dos poucos que já tem uma favela matematicamente classificada, Parque Santo Antônio que garantiu a liderança isolada ainda na segunda rodada fará a partida com o Nova Esperança. Parque Maristela e Teotônio Vilela farão o confronto de honra de despedida da competição.

Jardim Sinhá e Jardim Aurora, líderes do grupo K, entram em campo para a disputa da classificação. Hoje, 3 pontos separam o Jardim Aurora de Jardim Sinhá e Cohab Juscelino. Jardim Clipper e Cohab Juscelino entram em campo logo após, Cohab Juscelino fica dependente do resultado do jogo anterior para saber se terá chances de classificação ou não. Caso Sinhá e Juscelino vençam seus jogos, a classificação será definida por saldo de gols.

O atual campeão, Jardim Ibirapuera, só avança para o mata-mata se ganhar a partida contra Jardim Verona, que por outro lado, está à frente do grupo por saldo de gols. Caso haja empate, o saldo é quem definirá quem avança. Cidade Líder e Guarani fazem o jogo de honra, buscando os primeiros pontos do grupo J.

E fechando os confrontos do dia 9, o grupo I, Tanque e 1010 entram em campo no penúltimo jogo para darem adeus a edição de 2023. Já os líderes Boa Esperança e Jardim Niterói encerram a oitava e última partida do sábado, dois pontos separam as favelas que brigam diretamente pela vaga na próxima fase.

No domingo, saberemos as primeiras classificadas femininas. A partir da 13h20, o grupo A abre as disputas da terceira rodada com BNH e Vila Prudente, as duas estão empatadas com a diferença de um gol no saldo e devem buscar a liderança isolada. Santa Terezinha também está na disputa e enfrentará o Morro Doce que não tem mais chances na competição. Havendo empate entre BNH e Vila Prudente e a vitória do Santa Terezinha, a classificação será feita pelo saldo de gols.

Jardim dos Francos e Vila Remo, fazem o jogo de honra, já que ambos os times estão matematicamente desclassificados, e o último jogo do final de semana será entre Paraisópolis, atual campeã, e Vila Gilda, que estão separados por 2 pontos no grupo e se enfrentarão diretamente para a classificação para a próxima fase.

Mas antes de conhecermos as classificadas femininas, conheceremos mais 2 na da masculina, pelos grupos M e N. Pelo grupo N, a disputa pela classificação será diferente do que vimos nos jogos anteriores, sendo definida de acordo com o resultado dos dois confrontos. Morro do Piolho, matematicamente desclassificado, enfrenta Pantanal União, vice-líder do grupo e, em seguida, Colina pega o Espraiada, que também já não consegue ter pontuação suficiente. Colina precisa somente de um empate para avançar, enquanto Pantanal União precisa da vitória e da derrota do Colina para o Espraiada para levar a disputa para o saldo de gols.

No grupo M, José Bonifácio e Campanário, vice-líder e líder, respectivamente, enfrentam-se no último jogo do campeonato masculino de domingo, estando separados por 3 pontos na tabela, com Campanário na frente, 6 pontos, enquanto José Bonifácio e Boca do Lixo em segundo e terceiro lugar, ambos com 3 pontos. Boca do Lixo enfrentará o Morro da Lua, matematicamente desclassificado, e fica dependente do resultado do jogo seguinte para saber se a classificação será disputada por saldo de gols ou não. Campanário precisará somente de um empate para garantir a sua vaga na próxima fase.

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA

Serviço
Final de semana de jogos da Taça das Favelas São Paulo 2023
Data: 09/09/2023 (Sábado) e 10/09/2023 (domingo)
Local: Centro Esportivo Vicente Feola – Vila Manchester
Horário: 8h (início dos jogos)
Endereço: Praça Haroldo Daltro S/N – Vila Manchester – São Paulo, SP

 

CONFRONTOS TAÇA DAS FAVELAS SP 2023

 

SÁBADO 09/09 – SOMENTE MASCULINO

8h Cp. Pq Maristela x Teotônio Vilela

9h20 Cp. Pq St Antônio x Cp. Nova Esperança

10h40 Fv. Do Jd Sinhá x Cp. Jd Aurora

12h Cp. Jd Clipper x Cp. Cohab Juscelino

13h20 Cidade Líder x Fv. Do Guarani

14h40 JD Ibirapuera x JD Veronia

16h Cp. Do Tanque x Fv. Do 1010

17h20 Fv. Boa Esperança x Jd Niterói

 

DOMINGO 10/09

MASCULINO

8h Cp. Morro do Piolho x Pantanal União

9h20 Fv. Do Colina x Cp. Espraiada

10h40 Fv. Morro da Lua x Cp. Boca do Lixo

12h Cp. José Bonifácio x Fv. Do Campanário

 

FEMININO

13h20 Fv. Do BNH x Fv. Vila Prudente

14h40 Fv. Morro Doce x Fv. St Terezinha

16h Fv. Jd dos Francos x Cp. Vila Remo

17h20 Paraisópolis x Cp. Vila Gilda