Postado: / por Larissa Santos / em Blog

DEFINIDAS AS OITAVAS DE FINAL DA TAÇA DAS FAVELAS SP

Dezesseis favelas da categoria masculina avançaram para fase decisiva na competição que terá campeão inédito

 

Por Diego Silva*, Amanda Cristina*, Lucas Kleber* e Wendel Figueiredo*

No último fim de semana, Taça das Favelas SP conheceu as seleções classificadas para as oitavas de finais da edição de 2023, pela categoria masculina do maior campeonato entre favelas do mundo. O destaque é que este ano o campeão será inédito, já que o vencedor de 2019,  Parque Santo Antônio, que estava vivo na competição, foi eliminado pela Favela da Tribo em confronto direto, 3×0. E, o atual detentor do título, Jd Ibirapuera, não passou da fase de grupos.

Agora, as favelas seguem para os confrontos das oitavas de final que acontecerão nos próximos dias 21 e 22 de outubro, no campo da Vila Manchester, com jogos alternados com a categoria feminina. Confira como foram as partidas valendo vaga para a fase decisiva do campeonato produzido pela InFavela e realizado pela CUFA (Central Única das Favelas).

Foto: Carlos Freitas

Sábado – 14/10

Band 1 x 3 Jardim Irene

O primeiro jogo do dia pela segunda fase dos confrontos masculinos foi entre Favela do Band e o Complexo Jardim Irene. No primeiro tempo, 3 gols no total, Jardim Irene saiu na frente abrindo 2×0, com Matheus Guilherme (20) e Robson Braz (2) marcando aos 16 e 19 minutos, respectivamente. Já Band, correu atrás e Vinicius Matos (10) diminuiu a vantagem, aos 27 jogados.

No segundo tempo, algumas trocas realizadas e as favelas correndo atrás, Irene pra não levar mais gols e Band para marcar mais e virar o placar ou levar aos pênaltis. Mas quem levou a melhor foi Jardim Irene, que marcou aos 21 minutos, João Marcelo (8), preenchendo a primeira vaga para as oitavas.

 

Pedroso 0(2)x0(0) JD São Pedro

Em um confronto emocionante que terminou em empate de 0 a 0, Pedroso conquistou a vitória nos pênaltis. Destaque para atuação GIGANTESCA do João Pedro, goleiro do Pedroso, que mostrou calma fazendo diversas defesas durante a partida, marcando e defendendo um pênalti para ajudar sua favela avançar de fase.

 

Jd das Palmas 0(2)x(1)0 Jd Aurora

O jogo entre Jd das Palmas e Jd Aurora terminou em um empate sem gols, com poucas chances de marcar. Ambas priorizaram a defesa, resultando em um jogo com ofensivas limitadas e goleiros sólidos. Após o apito final, começaram os pênaltis de maneira emocionante, Jd das Palmas errando o primeiro, mas ainda assim, buscando o empate nas cobranças. Jd Aurora não deixou se bater e é quem passa para as oitavas.

 

Jd Verônia 1×2 Fv Iporanga

Logo no começo, o camisa 9, João, abre o placar para o Iporanga, e em alguns minutos ele amplia o placar com um belo corte para esquerda para cima do goleiro. O jogo vem muito acirrado com belos lances para os dois lados, até que, João Paulo, camisa 4 do Verônia, diminui a vantagem do Jd Ipiranga, mas não foi o suficiente.

 

Cidade Tiradentes 1×0 Vila Natal

Partida acirrada. João Gabriel (7) deu a sorte e abriu o placar aos 1:30 de jogo, deixando a Vila Natal em uma situação apertada. Na volta do intervalo, o placar se manteve o mesmo, mas Vila Natal correu atrás pra igualar, mas não deu certo e com isso, Cidade Tiradentes garantiu a sua vaga pra as oitavas.

 

Fv do vilão 1(3)x(2)1 Fv Jd Brasil

E começa mais um jogo eletrizante na Taça das Favelas valendo a classificação, com a Fv Violão abrindo o placar com um belo gol do camisa 9, Renato. Jd Brasil correu atrás do prejuízo, empata e segura até o fim da partida, para resolver nos pênaltis. Na marca da cal, Fv do Violão saiu com a vitória por 3×2.

 

Boa Esperança 0(5)x(4)0 Pq. Taipas

Esse confronto entre Boa Esperança e Pq Taipas pareceu equilibrado, com ambas favelas criando oportunidades, mas os goleiros se destacaram. O desfecho nos pênaltis adicionou ainda mais emoção à busca pela classificação. Foram 3 chances para cada equipe, Pq. Taipas converteu 2 pênaltis e errou 1, FV Boa Esperança também fez 2 e errou 1. A reviravolta nos pênaltis adicionou uma camada extra de drama! Raul, o goleiro decisivo, não só brilhou na defesa, mas também foi fundamental ao converter o último pênalti, garantindo a classificação para a FV. Boa Esperança.

 

Fv Tribo 3×0 Pq Santo Antônio

O primeiro campeão masculino da Taça está fora da disputa. O duelo pela última classificação do dia manteve a expectativa até o último minuto. O jogo que parecia se encaminhar para os pênaltis teve um rumo diferente. No início do segundo tempo, em uma bola levantada na área do Pq Santo Antônio, um gol contra foi marcado, abrindo o placar para FV Tribo. Minutos depois, Luiz (29) ampliou o placar para FV Tribo. As emoções não pararam por aí. PSA teve a chance de marcar o gol e buscar o placar, porém não converteram o pênalti. E Luiz que não tem nada a ver com isso, marcou mais uma vez para, carimbando a vaga nas oitavas.

Foto: Ítalo Clicks

Domingo – 15/10

Campanário 1(3)x(2)1 Ilha da Madeira

Domingão, os confrontos foram abertos por duas favelas da Grande São Paulo, Campanário, de Diadema, e Ilha da Madeira, de Osasco. Jogo foi truncado, os goleiros Pedro, Campanário, e João Vitor, Ilha da Madeira, fizeram defesas incríveis, deixando o placar do jogo 0x0 na maior parte do tempo. Aos 25 minutos do segundo tempo, Paulo Miguel (17) abriu o placar para o Campanário, deixando o representante de Diadema a frente para as oitavas, mas tudo mudou com um pênalti a favor da Ilha, Diego Ballestero (13) na cobrança, e…. TA LÁAAAAAA!

Nos pênaltis, Ilha da Madeira cobrando primeiro e na sequência Campanário. Na primeira rodada, os goleiros defenderam, já na segunda, os dois cobradores marcaram. Em seguida, os dois cobradores também marcaram, levando para as alternadas. O goleiro Pedro (Campanário) defendeu e na sequência, o cobrador do Campanário marcou, levando à classificação.

 

Vila Gilda 2×0 Santa Terezinha

Segundo jogo do dia entre Vila Gilda e Santa Terezinha foi cheio de emoções. Início do jogo, Santa Terezinha pressionou e criou chances, porém não finalizou no gol e, como quem não faz leva, no finalzinho, Luiz (9) abriu o placar para o Vila Gilda. E ele continuou brilhando. Na volta do intervalo, voltou a marcar aos 9 minutos e, com o goleiro Davi (12) fechando o gol, a classificação foi garantida.

 

São Carlos 2×3 Pedreira

Pedreira abriu o placar com o Cristian (8), que aproveitou a bola perdida dentro da área e marcou o gol. Ainda no primeiro tempo, Fv São Carlos teve a chance de empatar o jogo, Gabis (8) cobrou a falta e fez um belo gol, colocando a Fv São Carlos na disputa pela classificação. Cristian (8) teve a oportunidade fora da área no final do primeiro tempo e ampliou para o CP Pedreira. Início do segundo tempo, as equipes pressionaram e com uma bola fora da área, Ryan (9) aproveitou a chance e empatou o jogo para o CP Pedreira. O jogo que parecia ir para os pênaltis teve um outro rumo, Kevin (9) decidiu o rumo do jogo, ampliou o placar para o CP Pedreira. CP Pedreira sofreu no finalzinho do jogo, mas conseguiram segurar o placar e sair com a vaga.

 

Erundina 2×0 Areião

O jogo começou bem pegado, os dois lados querendo abrir o placar, as chances criadas de ambos foram paradas pelos goleiros. Primeiro tempo encerrou sem gols. Segundo tempo começou mais intenso, o que parecia ficar no empate mudou nos pés de Kauê (8), decisivo na partida. Ele fez um belo gol de fora da área e abriu o placar, e ainda, também converteu um pênalti.

 

Jardim Independência 1(4)x(3)1 Chacrinha

Aos 19 minutos, Kauê Santana (8) abriu o placar para o Chacrinha, deixando o seu registrado no jogo. Já no segundo tempo, Chacrinha continuou com a posse de bola, mas Jardim Independência deixou tudo igual, com Maurilio Garcia (11) deixando a sua aos 20 minutos de partida, indo as penalidades.

Nos pênaltis a ordem foi Jardim Independência e na sequência Chacrinha, os primeiros 3 cobradores acertaram o gol, mas na última cobrança, o goleiro do Jardim Independência defendeu e levou a favela para as oitavas de final.

 

Fv Cai Cai 0x3 São Bernardo

O embate entre Fv Cai Cai e São Bernardo teve um primeiro tempo equilibrado, com ambas as equipes segurando firme, resultando em um placar inalterado, mas era a segunda etapa que prometia emoções. Luiz (11) recebeu uma bela bola fora da área e acertou em cheio, abrindo o placar para Fv de São Bernardo. E não parou aí, Luiz marcou mais uma vez, com a bola perdida na área da Fv Cai-Cai. Quando o jogo se encaminhava para os minutos finais, Fv Cai Cai criou chances, porém pararam na trave. No fim, Nicolas (23) carimbou a vaga do vice-campeão de 2022 para continuar na busca do título.

 

Colina 0x4 Seleção Heliópolis

Penúltimo jogo do domingo, com as favelas criando boas chances ainda no primeiro tempo. Foi em uma delas que David (2) recebeu uma bola fora da área e converteu em gol, Heliópolis 1×0. A volta do intervalo foi mais intensa, com os dois lados levando perigo, mas foi nos pés dele, não atoa apelidado de Pelé (7), que saiu o segundo e o terceiro. Mateus (31) também deixou o dele, fechando o placar.

 

Fv Sônia 0x3 Conceiçãozinha

Para completar a última vaga das oitavas, Conceiçãozinha foi para o jogo, levou perigo, e soube aproveitar os lances, João Victor (13) recebeu e abriu o placar. O segundo tempo começou eletrizante, Luiz (7) recebeu de fora da área e marcou, aumentando o placar. Sônia tentou reverter a situação, porém pararam no goleiro. Conceiçãozinha ainda marcou mais um, consolidando a vitória e a merecida vaga na próxima fase.

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA

Foto: Diego Silva
Foto: Edi Elithe

 

 

 

 

Pular para o conteúdo