Postado: / por Larissa Santos / em Blog

OITAVAS DE FINAL SÃO MARCADAS POR VIRADAS, PÊNALTIS, HAT-TRICK E DUELO DE CAMPEÃS

Os confrontos válidos pela fase decisiva do campeonato foram um verdadeiro teste do coração para os torcedores presentes na Vila Manchester. Campeãs, Paraisópolis e Casa Verde, disputaram diretamente a classificação.

Por Diego Silva*

 

Os jogos das oitavas de final foram marcados de reviravoltas, duelo de campeãs e muita emoção para os torcedores que, provavelmente, sofreram alguns minis ataques cardíacos, torcendo para a sua favela do coração no maior campeonato entre favelas do mundo.

No sábado, em Favela Boa Esperança e Favela da Tribo, a Tribo saiu na frente, indo para o intervalo com o placar ao seu favor, mas no segundo tempo, Boa Esperança marcou o gol do empate e o da virada, no final da partida, levando a torcida ao delírio. O mesmo aconteceu com o masculino do Campanário contra a Vila Gilda, de Santos, sendo uma das favelas a avançar para as quartas de final nas duas modalidades do campeonato produzido pela InFavela e realizado pela CUFA (Central Única das Favelas).

Campanário x Vila Gilda. Foto: IDM Produções

Heliópolis também se mantém tanto no feminino quanto no masculino. As mulheres ganharam de 2 a 0 da Favela Vila Prudente, já os meninos bateram o Conceiçãozinha, representante do Guarujá, por 1 a 0.

Heliópolis x Vila Prudente. Foto: Washington Pardal

As viradas não foram somente nos jogos masculinos. Na partida entre Complexo Jaçanã e Favela São Rafael, de Guarulhos, Jaçanã saiu na frente no primeiro tempo e, diferente dos outros confrontos, a virada aconteceu ainda no primeiro tempo.

Complexo Michihisa Murata aplicou 6 gols em cima da Favela do Iporanga pelos confrontos femininos, com direito ao hat-trick de Giovanna Gomes Dias, camisa 29, que pediu a música “Dentro da Hilux” de Luan Pereira, MC Daniel e MC Ryan SP.

O confronto das campeãs, Paraisópolis e Casa Verde – campeãs de 2022 e 2019, respectivamente – foi digno das camisas mais pesadas da competição. Paraisópolis abriu o placar logo nos primeiros minutos de jogo, ficando à frente até o intervalo, mas no segundo tempo, Casa Verde correu atrás e deixou tudo igual na partida, levando a disputa pela vaga das quartas de final e o caminho para o bicampeonato, para uma das favelas, ser decidido nas penalidades máximas. Casa Verde cobrou primeiro e Paraisópolis na sequência e, no último pênalti, Casa Verde desperdiçou e Paraisópolis conseguiu converter, levando o a favela da Zona Sul para as quartas de final.

Foto: IDM Produções

Seguem na disputa, pelo feminino, Paraisópolis, Parque Santo Antônio, Campanário, Unidos de São Victor, Michihisa Murata, Heliópolis, São Rafael e Vila Nascente. Já no masculino, avançaram Jd Irene, Cidade Tiradentes, Campanário, Iporanga, Boa Esperança, Erundina e Heliópolis.

Agora, as favelas classificadas seguem para mais uma etapa do campeonato, com o sonho de chegarem a grande final. Os jogos válidos pelas quartas de final acontecem no próximo sábado, dia 28 de outubro, no campo da Vila Manchester.

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA