Taça das Favelas São Paulo 2023 tem domingo decisivo na sua Série B
Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo conhecerá, neste dia 26, as favelas que vão fazer parte da elite da sua edição paulista
A Série B da Taça das Favelas São Paulo 2023 terá o seu último dia de jogos, neste domingo, dia 26 de março, na Vila Guarani. Serão 18 favelas indo a campo, a partir das 8h, para alcançar o sonho de fazer parte da elite da edição paulista do torneio organizado pela Centra Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, ainda esse ano.
Em São Paulo, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo teve a sua Série B com 23 favelas divididas em 7 grupos, sendo 2 com 4 times e 5 com 3 times. Toda a disputa da competição foi válida pela categoria masculina. Para o acesso, as 16 melhores favelas classificadas garantem vaga para jogar a Série A, ainda este ano. As piores de cada grupo são eliminadas. Nesta fase do projeto, só foi disputada a categoria masculina.
“Tivemos boas respostas com a Série B. Conseguimos mobilizar mais favelas de São Paulo, gerando mais oportunidade para os jovens moradores desses territórios, impactando positivamente a vida deles. Domingo vamos coroar essa grande festa que promovemos”, disse Geovana Borges, diretora institucional da Taça das Favelas São Paulo.
Confira os jogos deste sábado, e como está a situação das favelas que entram em campo:
8h – Complexo Jardim São Pedro x Favela Casarão
Sem nenhuma vitória, a Favela Casarão precisa vencer com um bom saldo de gols e torcer para que a Favela da Tribo, terceira colocada no grupo A, não tenha o mesmo desempenho. Já o Jardim São Pedro consegue a classificação, se sair com um empate.
09h20 – Favela da Tribo x Favela Parque São José
O Parque São José é a primeiro do grupo A com seis pontos, isso significa que um empate garante a favela na série A deste ano. A Favela da Tribo precisa de uma vitória simples para garantir a classificação para a elite, sem depender de outros resultados.
10h40 – Complexo Cohab Juscelino x Complexo Cingapura Vila Rica
A Favela Cingapura Vila Rica é líder isolada do grupo B, vindo de duas vitórias e com classificação garantida para a Série A, independentemente do resultado deste jogo. COHAB Juscelino ocupa a segunda posição, mas sem nada garantido, já que a favela precisa vencer para não depender do resultado da partida dos adversários.
12h – Complexo Jardim Lapenna x Favela Santa Terezinha
A briga vai ser boa. Quem escapa da eliminação? Ambas as favelas estão nas últimas posições do grupo B, com apenas 1 ponto, porque ainda não venceram na competição. Neste jogo, somente a vitória interessa, para chegar à elite da edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.
13h20 – Favela do Sapê x Favela do Boi Malhado
A Favela da Siqueira somou dois pontos, já fez todos os seus jogos, e aguarda o resultado desta partida. Caso empate, todos do grupo C ficam com a mesma pontuação e a classificação será definida por critérios de desempate. Derrota significa permanecer na série B. Quem ganhar passa para a Série A
14h40 – Favela do Mutirão x Favela da Erundina
Ambas as favelas vêm de derrotas para a já classificada Boca do Lixo, que venceu de 2 a 1 o Mutirão e fez 1 a 0 em cima da Erundina. Isso deixa a Favela do Mutirão a frente na tabela pelo grupo D por ter marcado um gol e obriga a Erundina buscar a vitória, se quiser jogar a Série A da Taça das Favelas São Paulo 2023.
16h – Favela do Tijuco Preto x Favela do São Carlos
Favela São Carlos com seus três pontos precisa apenas de um empate para carimbar o passaporte rumo a série A. O Morro da Lua, que já fez todos os seus jogos, tem o mesmo número de pontos e torce para que o São Carlos leve a melhor de qualquer maneira. Isso porque, o Tijuco Preto ainda não venceu no grupo E, mas ainda tem chances de acesso pelos critérios de desempate, caso ganhe a partida.
17h20 – Favela 9 de Julho x Favela da Peinha
As Favelas disputam diretamente a vaga para a elite da Taça. No empate, a 9 de Julho avança, e para a Peinha só resta vencer. A Favela Cidade Nova que também compõe o grupo F, irá apenas contemplar a partida e ver quem ela poderá rever nos próximos meses.
18h40 – Complexo Jardim Santo Elias x Favela Santa Rosa
No grupo G, caso o Santo Elias vença, iguala as demais com 3 pontos e aí o resultado final vai para o critério de desempate. A Santa Rosa precisa de um empate para avançar. Jorge Ogush ocupa a primeira posição do grupo até o momento e também espera o apito final desta partida, para saber se estará na elite do torneio organizado pela CUFA e produzido pela InFavela, ou não.
Serviço
Domingo de encerramento dos jogos da Série B Taça das Favelas São Paulo 2023
Data: 26 de março – Domingo
Local: Centro Esportivo Vila Guarani
Horário: A partir das 8h
Endereço: R. Lussanvira, 178 – Vila Guarani, São Paulo – SP, 04316-000