Julho começa com abertura dos jogos em terceira edição da Taça das Favelas São Paulo
Secretário de Esportes e Lazer de São Paulo, Cacá Vianna, deu pontapé inicial
Por Michel da Graça* e Lucas Kleber*
O primeiro dia do mês, foi marcado pelo início dos jogos da terceira edição da Taça das Favelas São Paulo, competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. A cerimônia de abertura oficial para celebrar o maior campeonato entre favelas do mundo, contou com a presença de parceiros e autoridades públicas: Marcos Mesquita, representante da Enel, Aline Torres, secretária de Cultura de São Paulo, e Cacá Vianna, secretário de Esportes e Lazer de São Paulo. Aliás, Cáca deu o simbólico pontapé inicial da competição.
Confira como foram os jogos de estreia, todos pela categoria masculina.
Santa Rosa 1X1 Serra Pelada
Para estrear a maior competição entre favelas do mundo, Santa Rosa e Serra Pelada saíram com o placar igualado. No primeiro tempo, Caíque Dantas fez de pênalti. Já na segunda etapa, após cobrança de escanteio e confusão na área, a equipe do Serra Pelada contou com um gol contra que deixou tudo igual.
Favela Erundina 2 x 2 Favela Cidade nova
Favela Erundina sai na frente abrindo o placar com Matheus de Souza, camisa 18, marcando 2 gols, com destaque na assistência de Dudu, camisa 80, com um belo passe de Trivela. Mas a favela Cidade Nova busca o empate com gols de Kauan Alves e Fabrício Rafael. Fabrico que além de marcar de cobertura, também deu assistência para o gol de empate.
Vila Natal 4X1 Pantanal Helena
A primeira goleada da Taça de 2023 deu na estreia do grupo B, com a favela de Vila Natal aproveitando muito bem as chances de bolas lançadas na área. Os gols foram marcados por Nicolas Menezes, Gabriel Lelis e Davi Melquisedeque, que marcou dois no segundo tempo. Pantanal fez o seu de pênalti com Henrique Bicalho.
Perus 0X2 Xurupita
Xurupita inicia com vitória e marca dois no primeiro tempo, David Henrique e Marcelo Yuri foram os marcadores. No segundo tempo, o jogo se manteve equilibrado e Xurupita garante os três pontos.
Oratório 0X1 Cohab 1
Jogo com poucas chances claras, mas o Cohab 1 aproveitou uma delas, Brayan Santiago fez o gol que garantiu a vitória e os 3 pontos que abre o grupo C.
Jd. Irene 3X0 Favela Siqueira
O time do Jardim Irene dominou toda a partida, mas foi só no primeiro tempo que fez a diferença. Matheus Guilherme que vinha fazendo um bom jogo aproveitou a chance e abriu o placar. Dois minutos depois, Gabriel Marques já ampliou. Próximo do fim, Henrique Oliveira concretizou o placar e colocou a favela na liderança do grupo.
São Carlos 3X1 Santo Amaro
Com todos os gols no primeiro tempo, São Carlos vence bem equipe do Santo Amaro. Foi preciso apenas 4 minutos de jogo para Ryan Rafael abrir o placar. Aos 16 minutos, Gabriel Souza acertou um bonito chute e ampliou, Alyson Machado diminuiu pro time de Santo Amaro de pênalti. João Pedro fez o terceiro para a favela de Itapevi. Ela ainda perdeu a chance de fazer o quarto graças ao Alysson Duarte que defendeu pênalti no segundo tempo.
*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA