Postado: / por Larissa Santos / em Blog

INÍCIO DA TERCEIRA E ÚLTIMA RODADA DA FASE DE GRUPOS: QUEM SERÁ QUE VAI LEVAR A MELHOR?

Com a maioria das favelas tecnicamente empatadas entre o primeiro e segundo lugar, a terceira rodada define quem avança para o mata-mata na competição.

 

Por Diego Silva*

O primeiro final de semana de setembro marca o início da terceira e decisiva rodada pela categoria masculina da Taça das Favelas São Paulo, o maior campeonato de favelas do mundo. Considerando que somente o primeiro colocado de cada grupo se classifica para a próxima fase, os jogos prometem muita emoção e as favelas partem para o tudo ou nada, já que a maioria estão separadas por poucos pontos ou somente pelo saldo de gols no campeonato realizado pela CUFA e produzido pela InFavela, na Vila Manchester.

Os confrontos serão abertos no sábado pelo grupo D, entre Favela São Carlos e Complexo Jardim Aracati e, em seguida, Favela Parque Novo Santo Amaro enfrenta a Favela do Boi Malhado. São Carlos está com 4 pontos, separado por 2 pontos do Jardim Aracati e Boi Malhado, já o Parque Novo Santo Amaro está com 1 ponto somente, sendo matematicamente desclassificado para a próxima rodada. São Carlos precisa somente de uma vitória para garantir a classificação sem a preocupação do resultado do jogo seguinte, enquanto Jardim Aracati e Boi Malhado, se ganharem em seus jogos, terão a classificação de acordo com o saldo de gols.

No grupo C, o líder, Jardim Irene, com 6 pontos, e o vice-líder, Complexo Cohab I, com 4 pontos, formam o confronto direto da classificação. Jardim Irene precisa somente de um empate, enquanto Cohab I precisa da vitória para assumir a liderança e garantir a vaga para a próxima fase. Favela Siqueira e Favela do Oratório farão a partida de honra, eles possuem 1 e 0 pontos, respectivamente, e por conta disso, sem chances de avançar

Pelo grupo B, os líderes se enfrentarão no quinto jogo do dia, Favela Vila Natal e Comunidade Xurupita, ambos com 6 pontos e separados somente pelo saldo de 1 gol. Em caso de empate, esse único gol que separa o primeiro e segundo lugar será extremamente decisivo. Logo depois, Complexo Perus e Pantanal-Helena entram em campo, mas por conta das derrotas em jogos anteriores, devem buscar os primeiros pontos e fazer a despedida da competição de 2023.

E para fechar os confrontos de sábado, no grupo A, Serra Pelada está com 4 pontos, 2 a frente da Favela da Erundina e Complexo Santa Rosa, enquanto Favela Cidade Nova está com 1. Serra Pelada enfrentará a Favela da Erundina e, a depender do resultado do jogo anterior entre Cidade Nova e Santa Rosa, apenas um empate bastará para se classificar. Mas caso Santa Rosa e Erundina vençam seus jogos, o desempate será feito pelo saldo de gols do grupo.

Já no domingo, o sol vai aparecer com os Complexos Jardim Lapenna e Pedroso abrindo os trabalhos pelo grupo H. Pedroso precisa da vitória sobre o Jardim Lapenna para tentar a classificação, que fica dependente do confronto seguinte, que será entre Arábia City e Complexo Vila Marcondes, onde Arábia City está isolado na liderança, precisando somente do empate.

As Favelas Buraco do Sapo e Complexo Pedreira se enfrentarão no terceiro jogo do dia, Pedreira que tem 6 pontos, precisando somente do empate para ir ao mata-mata, enquanto Buraco do Sapo e Complexo Jardim Elba precisam da vitória e ainda do cálculo em saldo de gols para tentar seguir na competição. A já desclassificada, Favela do Sapê, não garantiu nenhum ponto até o final da segunda rodada.

No grupo F, Complexo Jardim São Pedro está com 6 pontos, isolado, precisando somente do empate no jogo contra a Fazenda da Juta, um clássico da Zona Leste. Por outro lado, Fazenda da Juta e Complexo do Jardim Leme precisam da vitória para buscar a classificação, e caso ocorra, será definido pelo saldo de gols. Sem somar pontos, Favela Vila Prudente está matematicamente desclassificada.

E fechando o final de semana, no grupo E, os líderes se enfrentarão diretamente no último jogo do dia, Favela Cai Cai e Favela Jardim Santo André, ambos com 6 pontos e separados por 1 gol no saldo de gols. Caso haja o empate, esse único gol é o que vai fazer a diferença para definir quem avançará de fase.

A Taça das Favelas São Paulo 2023 tem patrocínio master de Bet Nacional, Enel e Friboi; patrocínio ouro de Vai Voando; prata de Assaí e Camil; bronze de Ambev, Comunidade Door e VR; apoio de FSB Comunicação, Grupo R1, DFM Advocacia e Sheraton; promoção de TV Globo e Eletromídia, e parceria institucional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Museu do Futebol.

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA

 

Serviço
Final de semana de jogos da Taça das Favelas São Paulo 2023
Data: 02/09/2023 (Sábado) e 03/09/2023 (domingo)
Local: Centro Esportivo Vicente Feola – Vila Manchester
Horário: 8h (início dos jogos)
Endereço: Praça Haroldo Daltro S/N – Vila Manchester – São Paulo, SP

 

Confira os confrontos do final de semana, todos válidos pela categoria masculina:

SÁBADO 02/09

8h Cp. Jd Aracati x Fv. São Carlos

9h20 Fv. Pq St Novo ST Amaro x Fv. Boi Malhado

10h40 Fv. Siqueira x Fv. Oratório

12h Cp. COHAB 1 x Cp. Jd Irene

13h20 Cp. Xurupita x Fv. Vila Natal

14h40 Fv. Pantanal Helena x Cp. Perus

16h Fv. Cidade Nova x Fv. Santa Rosa

17h20 Serra Pelada x Fv. Erundina

 

Domingo 03/09

8h Cp. Jd Lapenna x Cp. Do Pedroso

9h20 Arabia City x Cp. Vila Marcondes

10h40 Buraco do Sapo x Cp. Pedreira

12h Fv. Do Sapé x Cp. Jd Elba

13h20 Fv. Vila Prudente x Cp. Jd Leme

14h40 Cp. Jd São Pedro x Fazenda da Junta

16h  Cp. Vila Rubi x Cp Jd Peri

17h20 Jd Santo André x Fv. Do Cai Cai